terça-feira, 16 de junho de 2009

Capítulo 1

- Estou indo!

- Pois bem, vá. Mas não se esqueça de nada, para não usar como pretexto para voltar mais tarde.

E a porta se fechou, como tantas outras vezes. Mas dessa vez mais firme, como se nunca mais fosse abrir de novo. Fez sinal para o táxi que dobrava a esquina.

- Por favor, o senhor poderia me deixar no Louvre.

O taxista fez um sinal positivo e virou a esquerda na Avenue Daumesnil, entrou na Rue de Lyon seguindo para Bastille. De sua casa para o Louvre era aproximadamente 13 minutos de carro, uma viagem curta, porém tempo suficiente para repassar toda a conversa, toda a discussão. Eles tinham se casado muito novos, namoraram apenas um mês antes da proposta feita por Alejandro para a Sophie. Mais curto ainda foi o desejo que se tornou vontade que ela tinha de voltar para sua cidade. Paris. Alejandro odiava aquilo. Um povo frio, um bando de metidos julgava. Preferia mil vezes ter voltado para o Chile, ou pelo menos ter ido morar em um lugar neutro. Novo para os dois. Mas de bom grado aceitou o pedido de sua recente esposa, e logo depois da lua-de-mel em Barcelona foram morar no apartamento que comprará, uma semana depois já estava muito bem instalado no escritório de arquitetura que seu amigo Juan lhe sugeriu.
Foram dois anos bons, pensou. Apesar de não gostar muito dos Europeus, a postura globalizada da empresa obrigava a Alejandro lidar bem mais com outras nacionalidades do que com seus mais novos compatriotas. A vista da Galerie Commercial Carousel Du Louvre o fez despertar de seus devaneios. Pagou a corrida e desceu com a pouca bagagem que trouxe. Viu a multidão de turistas que naquela hora da manhã se aglomerava em frente à pirâmide. Sentou em um dos bancos e esperou. Olhou para o relógio e viu que estava uma hora e meia adiantado.

Continua ...