sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Folia do Bobo Da Corte


Hoje começa a maior expressão da cultura brasileira: o Carnaval. Festa das mais variadas vertentes, com força maior no Nordeste, apesar da mídia tentar empurrar o Rio goela abaixo. Não que lá não seja uma expressão cultural, mas a forma como ela é manejada a algum tempo é que não encanta mais, sempre servindo a interesses comerciais. Coisa que numa parte de Salvador também aconteçe, salvando-se os Ylê Ayê e Filhos de Gandhi da vida. Mas, enfim, quero me reportar a Olinda, senhora da maestria carnavalesca de atributos populares de extrema grandeza, que faz o folião sertir-se numa democracia carnavalesca. E do alto de suas sacadas imperiais, eis que surge o Bobo da Corte (como assim gosta de se pronunciar) Alceu Paiva Valença.

Advindo de São Bento da Una, ele tomou Olinda como palco dos seus suspiros e bemdizeres. Comandante maior da folia democraticamente pernambucana, num me "Chejo Já" da Alegria, fazendo da festa um "Bom demais".

Lançando do alto o tom maior de um verdadeiro trovador, um autêntico "Papagaio do Futuro". E assim deixo aqui disponível o albúm Estação da Luz, lançado de 1985, num trabalho extremamente enraizado pelo frevo e maracatu rural de Pernambuco. Boa folia senhoras e senhores papagaios!!

Germano Gomes

Revisão de texto: Gustavo Vieira

Download Aqui

http://www.4shared.com/file/88612895/5f7bcbff/Alceu_Valen_a_-_1985_-_Esta__o_Da_Luz_wwwrsmp3com_.html?dirPwdVerified=6fdf8f5e

Um comentário: